RSS

A Difícil arte de educar !!!

Quando engravidamos e planejamos ter nossos bebês, ficamos encantadas com o mundo infantil, a gestação, seus prazeres, medos e etc... Quando o bebê nasce, ficamos encantadas com a transformação de nossas vidas, sim elas mudam completamente. É como se nosso universo tivesse mudado de canal. Nosso relacionamento muda, nosso dia a dia enfim tudo na vida da mulher, do casal muda com a chegada do bebê. Nem sempre são mudanças positivas, podem acreditar, muitos conflitos, novas necessidades é uma nova vida chegando para todos. A do bebê e a dos pais do bebê que acaba de recomeçar. Com todas essas mudanças ficamos focadas com o lado positivo da gestação e da chegada do bebê. Só que ele cresce, ele não é apenas um boneco ou boneca que pegamos a hora que achamos necessário. Ele tem vida própria, vontades, personalidade e muitos outros valores também.

Nesse momento do crescimento me pergunto se estamos preparadas para essas mudanças, digo isso pq até 1 ano do bebê conseguimos manipular da forma que queremos ou pelo menos tentamos. Mas e após essa idade com as novas conquistas do bebê. Sim, ele já anda, fala, briga, grita, canta ele tem vida própria. E ai como fazemos? Acho que não existe receita própria. Mas uma coisa eu posso falar toda criança é fruto do meio, do que ele vive e aprende. Dos valores que recebe e principalmente do limites que damos.

Não sei como foi a infância de cada leitor aqui presente nesse blog. Mas se como a minha que tive dificuldades, nada veio fácil e tudo muito planejado, conquistado com muito suor. Quando temos nossos filhos, queremos oferecer tudo que nunca tivemos ou oferecer de forma mais rápida aquilo que demoramos séculos para ter. Assim acreditamos que nossos filhos vão ser mais felizes que a gente. Mas até aonde isso está certo ou errado? Pois é a difícil arte de educar nossos filhos e de nos educarmos também como pais.

As crianças tem fases, umas são mais dóceis, outras mais comunicativas, outras birrentas e por ai vai.
No final, são todas crianças e novamente eu friso fruto do meio que vivemos. Então acho que antes de cobrarmos das crianças, vamos nos cobrar tb. Estão sem limites? será que demos limites a eles ?, será que eles não são exatamente aquilo que deixamos ser ? 

Vale a pena pensar nisso. Somos mães e pais e amamos nossos filhos e uma coisa tenho certeza só queremos acertar. Com amor e paciência vamos longe !!! 

Viva as crianças do século XXI  pois muitas vezes elas nos deixam loucas !!!!!!!! rs  

0 comentários: