RSS

Sinosite nas Crianças !

A Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Estas infecções normalmente aparecem depois de um resfriado ou uma inflamação alérgica.
 
Estima-se que 0,5 a 10% dos casos de rinosinusite viral, em crianças, evoluem para infecção bacteriana .Se considerarmos que é normal uma criança apresentar 6 a 8 resfriados em 1 ano a sinusite constitui um problema de saúde relevante. Houve um aumento, nos últimos anos, na incidência de sinusite bacteriana aguda na criança. Para isso muito contribuíram situações que aumentaram a incidência das doenças respiratórias na infância como um todo: desmame precoce, escolarização precoce e aumento da poluição.
Só devemos suspeitar da doença em crianças que apresentam sintomas persistentes ou severos.Sintomas persistentes são aqueles que duram mais de 10 a 14 e menos de 30 dias. Esses sintomas incluem secreção nasal ou pós-nasal e tosse freqüente, com exacerbação noturna.
 
Entendendo os conceitos:
 
Sinusite Bacteriana Aguda: É a infecção bacteriana dos seios paranasais que dura menos de 30 dias e cujos sintomas desaparecem completamente.

Sinusite Bacteriana Subaguda: É a infecção bacteriana dos seios paranasais que dura entre 30 e 90 dias e cujos sintomas desaparecem completamente.

Sinusite Bacteriana Aguda Recorrente: São episódios de infecção bacteriana dos seios paranasais que duram menos de 30 dias e são separados por intervalos assintomáticos de, no mínimo, 10 dias.
Sinusite Crônica: São episódios de inflamação dos seios paranasais que duram mais de 90 dias, com os pacientes mantendo sintomas respiratórios persistentes, tais como: tosse, rinorréia e congestão nasal.

Sinusite Bacteriana Aguda Superposta a Sinusite Crônica: Pacientes com sinusite crônica que apresentam novos sintomas respiratórios, os quais, quando o paciente é tratado com antibiótico, desaparecem, permanecendo apenas, os sintomas já existentes.
Sintomas
 
Na sinusite aguda, costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Na sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
 
Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.
 
Complicações
 
A sinusite crônica costuma afetar a respiração. Pessoas que respiram mal em geral apresentam problemas para dormir, às vezes se viciam em gotas descongestionantes nasais que podem afetar a saúde geral, principalmente o sistema cárdio-circulatório. Podem ter sonolência diurna, dificuldade de concentração, cansaço fácil, etc. Têm também mais propensão a desenvolver infecções de ouvido e de garganta, doenças pulmonares, além de outras infecções à distância, mau hálito, etc.
Uma sinusite aguda, ou uma reagudização de uma sinusite crônica, pode ser porta de entrada de vírus e bactérias no organismo, principalmente no sistema nervoso central, podendo levar, embora não freqüentemente, ao aparecimento de meningites e encefalites, por exemplo.Em crianças, uma sinusite crônica pode levar ao aumento das amígdalas e das vegetações adenóides.
 
Tratamento
 
Normalmente se utilizam antibióticos e anti-inflamatórios. Higiene nasal com soro fisiológico costuma ser muito útil. Raramente se necessita de descongestionantes ou antialérgicos sistêmicos por via oral.Deve ser feito durante o tempo necessário até que se resolva o problema. Geralmente nas sinusites agudas o tratamento é curto e nas sinusites crônicas é longo.
A solução definitiva deve ser comprovada por radiografias dos seios da face. Algumas vezes a solução é cirúrgica.
Fonte:
José de Anchiêta Araújo Matos
CRM -5642/PR Otorrinolaringologista
 

0 comentários: