RSS

Matheus e a descoberta da Leitura !!

Matheus, esse ano está no primeiro ano sendo alfabetizado de fato.

Ele está doido para ser alfabetizado e aprender a ler pois decobriu que com isso ele vai ter acesso a muitas informações que ele mesmo não sabia que existia.

Esse processo é mto gostoso e curioso. Ele começa a juntar todos os pedacinhos e vai formando as palavras... Por onde ele anda, ele quer ler e saber o que está escrito logo para que serve isso ou aquilo.

Se estou lendo uma revista na frente dele, ele tá lendo a capa e se não sabe o que significa a palavra ele me pergunta... se não consegue ler o que é difícil ele me pergunta tb...

Tão curioso, ver que nosso pequeno está desabrochando e se mostrando ao mundo...

O melhor é ver a alegria dele de ver que nesse universo que ele sempre viveu as coisas tem nomes, que são escritos e tem significados...

Agora nesse momento ele quer saber como uma criança fica adulto ... rs

Ele é muito inteligente e com isso acaba nos cobrando muita informação...

Eu só sei que nesse mundinho percebo o quanto a profisão de professor é sábia e mágica. Você oferece ao aluno o despertar para a vida. Oferece informação.

Não sou professora, mas deve ser mágico ensinar uma criança a se identificar escrevendo seu nome. Aprendendo a ler....

Matheus, outro dia no caminho da escola, disse para mim:
Mãe ali está escrito sa lão... né ... ou seja ele está começando a descobrir que as coisas tem nome, significado e tempo. Ele já sabe ver horas em relógio de ponteiro... rs

Outro dia falou para mim, mãe já são 1h e eu não almocei ... rsrsrs

é mole ....

Na escola ele tem um livro de leitura... que tem várias palavras escritas e ele fica lendo o tempo todo... nas horas mais unusitadas ele entra no quarto e pega o tal livro para ler as palavras... mto engraçado. As vezes quero brigar para ele guardar pois não é hora, por outro lado tem que animar.. enfim... no fundo no fundo... estamos aprendendo todos juntos as novas etapas....

By !

0 comentários: